quinta-feira, 1 de julho de 2010

Jalapão


O Jalapão está localizado no estado do Tocantins, mais conhecido como a terra do capim dourado. Situada a leste do estado, possui várias belezas naturais para serem admiradas.
Com uma hidrografia bem rica, a área de trinta e quatro quilômetros de extensão do Jalapão é constituída pelos municípios de Mateiros, Ponte Alta, São Felix, Santa Tereza, Novo Acordo e Lagoa do Tocantins.
Em 2001 a área passou a ser considerada como parque estadual. Composta por uma paisagem árida, é possível encontrar plantas rasteiras, cerrado baixo e campina. Dunas de areia, serras e chapadões também fazem parte da paisagem da região.
Nas proximidades das águas, dos rios e cachoeiras a vegetação muda para matas de galeria.
A fauna da região é formada por espécies nativas do cerrado, como o Tamanduá Bandeira, Veado-Campeiro, Anta, Capivara, Lobo Guará, Jacaré, Onça, Tucano, Papagaio, Arara-Azul, Ema, Urubu e várias espécies de cobra.
O clima da região é tropical, tendo duas estações bem definidas, como a seca, de maio a setembro; e a chuvosa, de outubro a abril.
A precariedade da região é intensa, os restaurantes são muito simples, nas próprias casas dos moradores e as pousadas são difíceis de serem encontradas.
O artesanato é desenvolvido através das fibras de capim dourado, com artigos bem criativos, como bolsas, chapéus, suplás, chaveiros, brincos, pulseiras, dentre outros, sendo a venda dos mesmos a responsável por 40% da economia da região.
Porém, para a produção desse material, não são encontradas pessoas interessadas em extrair o capim, ficando a tarefa para a comunidade dos Mumbucas, ex-escravos vindos do Quilombo dos Palmares, na Bahia.
As atrações turísticas do Jalapão são várias, podendo-se apreciar as cachoeiras do Lajeado, Brejo da Cama e da Velha. A gruta de Suçuapara é muito visitada, apresentando várias belezas em seu interior, formando um cânion. O Fervedouro é um poço d’água onde sobem bolhas vindas do fundo. As atrações noturnas são: curtir o pôr-do-sol, admirar o céu estrelado e ouvir os sons da natureza.

Por: Tayná Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário